“O que é o racismo”

Paulo de Carvalho, Angop e (quem diria?) democracia - Folha 8

A discriminação racial, conceitos, bem como os reflexos deste comportamento social constituem o foco do livro “O Que é Racismo”, da autoria do sociólogo angolano Paulo de Carvalho, agora lançado em Luanda.

Olivro é o número 10 da colecção Cadernos de Ciências Sociais, lançados desde 2013 e cuja previsão anuncia a publicação de mais oito obras científicas até 2015. A colecção aborda temas de vária ordem, desde a exclusão social até a saúde mental, e tem na coordenação o historiador moçambicano Carlos Serra.

Composto por quatro textos, nomeadamente: “Racismo – Processos Psicossociais de Exclusão; Racismo Enquanto Teoria e Prática Social; O Que é Racismo – a Partir do Caso Brasileiro; e Raça, Racismo São Coisas Que se Aprendem, o livro trás, na introdução, um texto do coordenador Carlos Serra, intitulado “Construção Negativa do Outro”.

Na qualidade de apresentador do livro, o decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Victor Kagibanga, considerou o livro actual, que “se impõe pelos conteúdos dos textos que o comportam.”

“Trata-se de uma apresentação dirigida essencialmente aos nossos estudantes, onde procuro plasmar ideias e conceitos de distintos estudiosos”, disse por sua vez Paulo de Carvalho.

O livro, de 270 páginas, foi publicado sob a chancela da Editora Escolar e está a ser comercializado a 1.600 kwanzas.

Doutorado em sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, o professor Paulo de Carvalho é autor de mais de 50 pesquisas e estudos, com utilização do método quantitativo e do método qualitativo de investigação sociológica (inquérito por questionário, entrevista aprofundada e grupo de discussão).

As suas principais áreas de investigação são: exclusão social, pobreza, estratificação social e classes sociais, delinquência e criminalidade, relações étnicas, normas de consumo, normas morais.

Artigos Relacionados

Leave a Comment