Mota-Engil África cotada numa bolsa europeia ainda este ano

Mota-Engil África

A Mota-Engil África ficará cotada “numa bolsa europeia” ainda este ano, mas a dispersão de capital só deverá acontecer em 2015, revelou hoje o presidente do grupo.

O”aumento do ‘free float’ (dispersão de acções) não vai acontecer provavelmente este ano, provavelmente acontecerá no próximo ano, numa bolsa europeia, conforme está dito no documento inicial”, afirmou António Mota à margem da conferência “Empresas na Caixa”, promovida hoje no Porto pela Caixa Geral de Depósitos.

Conforme explicou, no final de 2013 foi distribuído aos accionistas da Mota-Engil SGPS 20% do capital da Mota-Engil África, tendo este dividendo ficado condicionado à cotação desta subsidiária numa bolsa europeia.

“O que se tentou em Julho foi fazer isso em conjunto com a IPO (Oferta Pública Inicial) da Mota-Engil África mas, não tendo sido possível nessa altura, há sempre uma outra solução que é numa bolsa europeia cotar a Mota-Engil África só com a distribuição de dividendos”, explicou o empresário.

Desta forma, disse, “aquilo que ficará será uma Mota-Engil detida a 80% pela Mota-Engil SGPS e com 20% (do capital) distribuído pelos accionistas da Mota-Engil que tiveram direito a este dividendo.

“O ‘free float’ é menor do que aquele que a gente estava a pensar com a operação, por isso a operação final será provavelmente feita em duas fases numa bolsa europeia”, rematou.

Artigos Relacionados

Leave a Comment