O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que vai colocar em circulação uma nova moeda, com o valor de 20 kwanzas, emitida em homenagem à rainha Njinga, heroína da luta pela autodeterminação angolana.

D e acordo com informação divulgada pelo BNA, a nova moeda será bicolor, revestida em bronze e em prata, apresentando a efígie da figura histórica, também conhecida como rainha Ginga.

Com um valor facial equivalente a 15 cêntimos de euro, a nova moeda terá elementos identificativos da cultural angolana.

“Complementa a família do kwanza de 2012, sendo emitida em homenagem à Rainha Njinga a Mbande pelos feitos em defesa da autodeterminação e identidade cultural do seu povo”, adianta a informação do BNA.

Esta nova moeda – que antecede a nota de 50 kwanzas – permite, a preços actuais em Luanda, a compra de pouco mais do que uma carcaça de pão.

O BNA acrescenta que este lançamento se enquadra no conjunto de iniciativas nacionais e internacionais “que visam homenagear a soberana dos Reinos do Ndongo e da Matamba”, em cerimónia a ocorrer em Malanje a 23 de Dezembro, mês em que se assinalam 351 anos da sua morte.

Conhecida na história africana como Ana de Sousa N’Jinga M’Bandi, a rainha Ginga viveu entre 1582-1663 sendo hoje considerada como das primeiras heroínas na luta pela independência angolana do poder colonial português.

Antes de encetar relações com os portugueses, a rainha Ginga combateu a presença dos colonos e a captura de escravos ao longo da região do rio Kwanza, tendo chegado a aliar-se com os holandeses contra Portugal.

Também conhecida como líder de Matamba, morreu em Dezembro de 1663, já convertida ao cristianismo.

Foto: Imagem do filme “Njinga – Rainha de Angola”

Partilhe este Artigo