Lisboa e Cabo Verde cooperam na saúde

Um protocolo de cooperação para formação de pessoal médico e apoio a pacientes nas áreas da traumatologia e oftalmologia foi formalizado, na cidade da Praia, em Cabo Verde, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)e pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde.

O acordo foi assinado pela administradora Executiva do Departamento de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rita Valadas, e pela ministra da Saúde cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima.

Este é o primeiro protocolo que a SCML assina com um país e não como uma entidade, sublinhou a administradora Rita Valadas, considerando tratar-se de um “momento histórico” para a instituição.

O protocolo abre a possibilidade para a deslocação a Cabo Verde de especialistas em traumatologia e oftalmologia e de estágios de profissionais cabo-verdianos na Santa Casa.

Prevê ainda o apoio ao transporte de doentes cabo-verdianos que residam no arquipélago ou que já estejam em Portugal para tratamento.

“Criamos um referencial de apoio a 12 doentes por ano, um por mês, mas é apenas uma referência, pois poderão ser mais”, esclareceu Rita Valadas.

A ministra Cristina Fontes Lima destacou, por seu turno, as “prestações notáveis” da SCML naquelas duas especialidades médicas, salientando a importância do protocolo, tendo em conta as valências da formação, em Cabo Verde ou em Portugal, e a ajuda para que se evite o transporte de doentes para hospitais portugueses.

O acordo agora oficializado dá cobertura legal à cooperação entre as duas partes, já existente há cerca de um ano. Em Novembro de 2013, esteve em Cabo Verde uma missão dos serviços de traumatologia e reabilitação física da SCML.

Em representação do Provedor Pedro Santana Lopes, a administradora Rita Valadas e o director do Gabinete de Relações Internacionais, António Carneiro Jacinto, vão estar também presentes na inauguração do centro de dia, cujas obras receberam o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

Artigos Relacionados

Leave a Comment