Fernando Santos lidera selecção portuguesa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que Fernando Santos é o novo seleccionador português, estando a apresentação do técnico agendada para o final da manhã de quarta-feira.

Aos 59 anos, foi o escolhido para substituir Paulo Bento, que orientou Portugal no Campeonato do Mundo da FIFA Brasil 2014 e que abandonou o cargo após a derrota, em casa, com a Albânia, no primeiro jogo das eliminatórias para o Euro 2016.

Fernando Santos assume, agora, a equipa das Quinas, depois um longo período na Grécia, onde treinou o PAOK antes de se tornar seleccionador grego com enorme sucesso. Classificou a selecção helénica para o Euro 2012 e para a Copa do Mundo de 2014, onde atingiu os oitavos de final e foi derrotado, apenas, no desempate por grandes penalidades frente à Costa Rica.

Engenheiro de formação, Fernando Santos é um dos mais experientes treinadores lusos e já orientou os três grandes do futebol português. No FC Porto ficou conhecido como o engenheiro do Penta, depois de ter conduzido os Dragões ao quinto título nacional consecutivo em 1998/99, conquistando, ainda, duas Taças de Portugal e outras tantas Supertaças. Na Grécia, venceu a Taça.

Depois de um primeiro período em terras gregas, regressou a Portugal para orientar o Sporting e, mais tarde, foi treinador do Benfica. Agora, tem a missão de qualificar Portugal para o Europeu de 2016, que vai ser organizado pela França.

Artigos Relacionados

Leave a Comment