Estamos na mira do terrorismo

Estamos na mira do terrorismo - Folha 8

Angola consta entre os países que correm o maior risco de serem afectados por ataques terroristas durante os próximos anos, refere um relatório internacional sobre a evolução do terrorismo no mundo, hoje divulgado em Londres.

O relatório 2014 Global Terrorism Index – GTI (na versão em inglês), hoje apresentado em Londres pelo Institute for Economics and Peace (IEP), coloca Angola num grupo de 13 países em risco de um aumento substancial de terrorismo.

A par de Angola, o instituto, que tem sede na Austrália, identificou ainda os outros países: Bangladesh, Burundi, República Centro-Africana, Costa do Marfim, Etiópia, Irão, Israel, Mali, México, Birmânia (Myanmar), Sri Lanka e Uganda.

“As conclusões deste relatório também são úteis para fornecer uma orientação para a avaliação do risco de futuros ataques terroristas em países onde existem actualmente baixos níveis de actividade. Ao medir e comparar vários indicadores políticos, sociais e de violência, os países em risco de um aumento substancial de terrorismo podem ser identificados”, explica o IEP, no relatório.

Para tal, a análise da organização teve em conta vários factores como a ocorrência de execuções extrajudiciais, a falta de direitos políticos das mulheres, a falta de coesão intergrupal ou a instabilidade política.

“Ao analisar os países que vivem em paz, mas que têm altos níveis de perseguição política e baixos níveis de coesão intergrupal é possível identificar os países em risco de aumentar a actividade terrorista”, refere o mesmo documento.

O relatório GTI, lançado em 2012 e que utiliza as informações recolhidas pela base de dados Global Terrorism (da universidade norte-americana de Maryland), estuda a evolução dos ataques terroristas em 162 países desde 2000.

Artigos Relacionados

Leave a Comment