Celebrando António Ole

No dia 30 de Setembro (3ª feira) pelas 18h30, António Ole vai ser celebrado no Camões – Centro Cultural Português com a inauguração do seu trabalho, com título genérico “Observatório dos Sentidos”, que reúne pintura, escultura/instalação, fotografia, apresentação de um Caderno de Arte e exibição de um Documentário sobre a vida e obra do artista.

No “Observatório dos Sentidos”, António Ole apresenta uma síntese de diversas expressões artísticas, reafirmando a sua visão ecléctica e multidisciplinar da Arte. Citando as suas palavras, “porque acredito que todas as disciplinas artísticas têm a capacidade de se cruzarem e de assumirem um só discurso, potenciado com novas ferramentas actuais, que alargam a liberdade expressiva. A pintura, escultura/instalação, fotografia ou cinema cruzam-se na minha obra de uma forma muito orgânica. Existe uma razão de ser e uma ideia que as liga, em tudo próxima à procura da cimentação de uma identidade. É como um laboratório onde se traçam projectos, sonhando com a sua viabilidade. Investir na inovação e experimentar. Tudo isto tem uma relação umbilical com o mundo que me rodeia”.

Na mostra de Fotografia, António Ole revisita os anos 70, reunindo 20 das muitas obras que produziu, desde essa época até os dias de hoje, que dão a conhecer a evolução do artista, nesta expressão que acompanha, desde o início, o seu percurso. O que lhe interessa na fotografia, citando as suas palavras, não é apenas o “lado do testemunho de uma imagem e de um momento, mas também a possibilidade de pintar com uma câmara fotográfica”.

Em pintura e escultura/instalação, para além de reunir alguns trabalhos de épocas diversas, alguns deles sobre o tema “paisagens”, António Ole irá apresentar, pela primeira vez a público, 25 obras inseridas no seu trabalho mais recente, denominado “Ínsula”, que resulta de uma reflexão em torno de 9 Ilhas nos mares que bordejam o Continente africano. Daí, extrapola para as influências da insularidade na construção dos imaginários culturais.

Será também exibido um documentário sobre a vida e obra de António Ole realizado por Rui Simões e produzido por Jacinta Barros e Rui Simões.

Artigos Relacionados

Leave a Comment