A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola anunciou que está aberto o período de candidaturas para as bolsas Mandela Washington Fellowship, ou seja, Iniciativa para Jovens Líderes Africanos, YALI.

Oprograma inclui seis semanas de formação em universidades americanas; três dias de cimeira e um evento com o Presidente Barack Obama. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Novembro de 2014 através do site: YALI (http://www.irex.org/application/mandela-washington-fellowship-application-information).

Os candidatos devem ter entre 25 e 35 anos de idade (candidatos excepcionais com menos de 25 anos serão considerados), ter proficiência em Inglês, no nível avançado e habilidades demonstradas nas áreas de serviço público, negócios ou empreendedorismo e engajamento/empenhamento cívico.

A bolsa Mandela Washington Fellowship é conduzida como uma competição com base no mérito. Depois deste prazo, todas as candidaturas elegíveis vão ser revistas por um painel de selecção.

Os semi-finalistas serão entrevistados na Embaixada dos Estados Unidos em Angola. Caso seja seleccionado para uma entrevista, o candidato deve enviar à Embaixada a cópia do passaporte ou outro documento de identificação emitido pelo Governo local.

A bolsa Mandela Washington Fellowship é um programa da iniciativa do Presidente Barack Obama, lançado como YALI em 2010 para apoiar jovens líderes Africanos visando promover o crescimento e a prosperidade, fortalecer a governação democrática e consolidar a paz e a segurança em África.

A Mandela Washington Fellowship, que teve início em 2014, levará para os Estados Unidos, no verão de 2015, 500 jovens líderes para cursos académicos e formação em liderança. O programa cria oportunidades únicas em África para os bolseiros colocarem em uso prático as suas competências no seio das suas organizações, comunidades e países.

Partilhe este Artigo