1.500 desalojados pelas chuvas no Zaire

1.500 desalojados pelas chuvas no Zaire - Folha 8

Mais de 1.500 pessoas ficaram desalojadas na província do Zaire, no norte do país, na sequência das fortes chuvas que se têm feito sentir naquela zona, informaram hoje fontes dos bombeiros.

De acordo com dados divulgados pelo serviço provincial de protecção civil e bombeiros do Zaire, as chuvas destruíram nas últimas horas 168 casas, de construção básica, em quatro municípios.

Desde a madrugada de terça-feira que se registam vários episódios de mau tempo, nomeadamente chuva forte, em diferentes províncias angolanas, sobretudo no litoral.

No Zaire, a situação corresponde a 1.536 pessoas “ao relento” em várias comunas destes municípios, nomeadamente no Soyo, segundo a mesma informação. Há ainda registo de inundações em cerca de 90 casas, num complexo habitacional e numa igreja da província.

Não foram divulgadas informações sobre vítimas na sequência destas chuvas naquela zona, apenas o apelo das populações, ao Estado, para o fornecimento de materiais de construção para recuperar as habitações.

Na última época das chuvas em Angola, entre 2013 e 2014, registou-se a morte de 152 pessoas, segundo um relatório provisório divulgado em Junho último em Luanda.

O documento identificou ainda a destruição de 6.317 residências e 353 infra-estruturas públicas e privadas, afectando “mais de 70 mil pessoas em todo o pais”.

Foto de arquivo

Artigos Relacionados

Leave a Comment